trabalho Gentúlio Vargas
GETÚLIO VARGAS, ENTRE CONFLITOS COM A OPOSIÇÃO E SUA CARTA-TESTAMENTO.
MANHUAÇU - MG
NOVEMBRO-2013
Felipe José Gonçalves Pimentel
Cádia Silva Santos
GETÚLIO VARGAS, ENTRE CONFLITOS COM A OPOSIÇÃO E SUA CARTA-TESTAMENTO.
Trabalho apresentado à disciplina de Pátricas Docentes da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG) do curso de 2° período de História como requisito parcial para obtenção de nota semestral sob a orientação de:
Professora: Rosane
MANHUAÇU - MG
NOVEMBRO-2013
GETÚLIO VARGAS, ENTRE CONFLITOS COM A OPOSIÇÃO E SUA CARTA-TESTAMENTO.
Este artigo relata alguns equívocos da carta – testamento de Getúlio Vargas. Para entender esse contexto é preciso ver o que se passou por traz de um grande homem conhecido popularmente como o“pai dos pobres”.Tudo começa na sua volta à presidência do país, dessa vez por eleição direta, ganha por voto popular e termina comrevoltas populares e por pressão da oposição, culminando no suicido misterioso de Vargas, que ate nos dias de hoje deixa várias perguntas sem respostas. O Brasil passava por um momento de mudanças, nas décadas de 40 e 50 marcadopor investimentos naindústria e grande crescimentoeconômico por volta de 1945 a 1950,período esse em que o mundo estava se recuperando da Segunda Guerra Mundial, tendoo Brasil se aproveitado da ajudafinanceira estadunidense, oferecida ao governo brasileiro pelo apoio militar á aliados, parainvestir na economia precária do país. Para isso Vargas elaborou uma política desenvolvimentista baseada no fortalecimento da indústria de base: siderúrgica, petroquímica, energia e transporte, surgindo por fim grandes empresas brasileiras,como por exemplo, Petrobras e a Vale.
Como seu passado não era muito glorioso, pois se tratava de um ex-ditador que voltara a presidência em uns pais que são democráticos, era mais um motivo para a mídia ir