Tabela traço de concreto
Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, a saber: dosagem, mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura. Por isso são estudadas propriedades do concreto fresco que influem nas propriedades do concreto endurecido.
As operações básicas de produção do concreto são:
Dosagem: Estudo, indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, afim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.
Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente a mesma composição em qualquer ponto de sua massa.
Transporte: Levar o concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina ou fora dela.
Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas.
Adensamento: Compactação da massa de concreto, procurando retirar-se dela o maior volume possível de vazios - Ganho de resistência.
Cura: Conjunto de medidas com o objetivo de evitar a perda de água (evaporação) pelo concreto nos primeiros dias de idade, água essa necessária para reação com o cimento (hidratação). A seguir apresentamos a TABELA CONSUMO, com o consumo de materiais para se produzir um m³ de concreto.
Ainda temos a TABELA ARGAMASSAS, com as argamassas mais utilizadas.
TABELA CONSUMO DE MATERIAIS POR M³ DE CONCRETO
Passe o cursor constantemente sobre o traço p/ ver suas principais aplicações
TRAÇO EM
VOLUME
CONSUMO POR M³ DE CONCRETO
RESISTÊNCIA A
COMPRESSÃO
(provável) - MPa
TRAÇO EM
MASSA
CIMENTO
AREIA
BRITA
ÁGUA