DOSAGEM EMPÍRICA E EXPERIMENTAL DO CONCRETO
Centro de Tecnologia da Terra e do Mar – CTTMAR
Engenharia Civil
Tecnologia do Concreto
Prof. : Dra., Msc., Eng. Silvia Santos
Acadêmicos: Ana Claudia Borba
DOSAGEM EMPÍRICA E EXPERIMENTAL DO CONCRETO
RESUMO
O relatório aborda as atividades realizadas no laboratório LATEC durante o 2º semestre do ano de 2013, na disciplina de Tecnologia do Concreto. Durante as atividades no laboratório e as aulas teóricas em sala serão apresentados à turma os conceitos para a produção, classificação e determinação de concretos com estes conceitos os grupos elaborarão traços de concreto. O presente relatório apresentará os métodos, procedimentos e resultados obtidos em ensaios realizados pelo grupo para a dosagem de um concreto com fck de 20MPa, de forma empírica e experimental (método IPT/EPUSP).
Palavras-chave: tecnologia do concreto, métodos de dosagem, dosagem empírica, dosagem experimental.
1. INTRODUÇÃO
O concreto moderno utilizado atualmente para a construção dos mais diversos tipos de estrutura é fruto do trabalho de diversas pessoas, que durante milhares de anos observaram a natureza e aperfeiçoaram materiais, técnicas, teorias e formas estruturais. Pode-se constatar que a história do concreto iniciou-se com a civilização humana, portanto contar a história do concreto é algo complexo considerando que de certa forma ele sempre existiu e sofre constante aperfeiçoamento. Mas data-se que o primeiro concreto propriamente dito foi utilizado em Roma e desde esta primeira utilização o mesmo evoluiu muito.
O concreto é um material plástico, resultado da mistura de um aglomerante hidráulico com materiais inertes e água. Como principal aglomerante utiliza-se o cimento Portland, sendo que o mesmo possui diversas especificações. Para a composição do concreto utilizam-se também os agregados que são classificados conforme sua granulometria originando os grupos chamados agregado graúdo e agregado miúdo.
Para a produção