Laboratório de Liderança
Prof. ª Erika Martins
Felipe Mayer Mariotto Toniolo
R.A.:11311141
ADMS3D
Líder escolhido: Adolf Hitler
- História e reflexão sobre o líder:
Sem dúvidas, o precursor do nazismo, Adolf Hitler, apesar de ter cometido e liderado atrocidades, pode ser considerado um líder exemplar. É fato que ele foi um dos maiores tiranos de que já se ouviu falar, porém, a forma como conseguiu se impor e chegar onde chegou o caracteriza como um líder inquestionável. Líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão.
Em 1923, tentou, juntamente com os partidários do partido nazista, realizar um golpe de estado sobre o Estado em Munique. Tendo fracassado, foi preso e escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta, 1924), com suas teses racistas e antissemitas, sua autobiografia e seu ideal de governo sobre a Alemanha. Dez anos depois que foi preso, assumiu o cargo de chanceler da Alemanha, rearmou o país, recuperou a economia que fora abalada pela Primeira Guerra Mundial e fez diversas obras públicas.
Tais atos governamentais que ajudaram a Alemanha a se recuperar do impacto sofrido pela perda da guerra fizeram com que o povo o aclamasse, conquistando, assim, o coração do povo alemão. Hitler foi um exímio governante quando chanceler, fato que o fez conseguir constituir uma ditadura. Invadiu a Polônia em 1939 e deu início à Segunda Grande Guerra Mundial, se aliando à Itália e ao Japão, que formavam o Eixo, que seria derrotado pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os Aliados.
Durante a guerra, foi ocorrido o trágico Holocausto, que é conhecido pela perseguição de Hitler contra grupos minoritários considerados indesejados, tais como testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus. Estima-se que aproximadamente 11 milhões de pessoas destes grupos foram mortas por conta da