Desenvolvimento interpessoal
Na educação de laboratório é possível que ocorram mudanças nos indivíduos, no seu comportamento a partir de suas experiências e vivências.
Na relação entre ensino e aprendizagem é necessário que ter em consideração alguns fatores, entre eles a complexidade do que irá ser ensinado e a capacidade do indivíduo em absorver esses ensinamentos. As técnicas poderão ser utilizadas cada qual sendo mais adequada do que as outras em diferentes situações.
No laboratório de Treinamento indivíduos se reúnem para interagir, experimentar situações, sem a preocupação com as consequências que poderiam surgir caso essa interação acontecesse na vida real.
O maior objetivo da educação de laboratório é fazer com que as pessoas aprendam umas com as outras, e saber que o conhecimento de outro indivíduo pode contribuir para o seu crescimento e sobre tudo respeitar as diferenças no momento de dar e receber o feedback, outro elemento importante para perceber suas falhas, acertos e contribuir para o aprimoramento do outro.
Na educação de laboratório além das emoções e sentimentos percebidos pela interação, é levado em consideração a intelectualidade e informações do assunto que será discutido. Para que haja discussão e análise além de experiências vivenciadas, é necessário o conhecimento do que será discutido.
Um grupo de pessoas se reúne com a participação de um coordenador, esse não causará interferência na interação entre eles. Quem tomará as decisões sobre qual o assunto que será discutido ou o que irão fazer será o grupo. Não há um cronograma a ser seguido, o objetivo é justamente poder ousar, é assim que funciona o laboratório de Desenvolvimento Interpessoal.
Os resultados percebidos do laboratório são quando as pessoas através dessa interação com o grupo mudam seu comportamento afim de resolver com mais facilidade problemas, principalmente os voltados à liderança e conseguem melhorar sua relação