Desenvolvimento interpessoal
Fichamento / Resumo do texto
Capítulo 11 – Energia no grupo: tensão e conflito
Quando em grupo, é necessário reconhecer as várias personalidades ali presentes. É necessário observar que é inevitável que as pessoas se diferenciem em seu modo de perceber, pensar, sentir e agir; lembrando que na sociedade atual é cada vez mais urgente o reconhecimento da interdependência.
Algumas vezes, as características individuais podem trazer benefícios ao grupo, em outros momentos podem trazer prejuízos, mas o mais importante a ser ressaltado que são essas diferenças que trazem riqueza ao trabalho em grupo e também geram a transformação constante do clima emocional do grupo.
Quando afloradas as diferenças individuais do grupo, podem surgir conflitos de diferentes intensidades; o que não significa que possa ser patológico ou destrutivo. O conflito, quando observado de um ponto de vista amplo, tem muitas funções positivas como a estimulação do interesse e da curiosidade pelo desafio da oposição, trazendo à tona a resolução do conflito.
COMPREENSÃO E DIAGNÓSTICO DE DIVERGÊNCIAS E CONFLITOS
Antes de pensar na resolução do conflito, é preciso compreender seu processo, fazer um diagnóstico, que para Schimidt e Tannenbaum (1972), deve partir da natureza das diferenças, dos fatores subjacentes e do estágio de evolução.
• Natureza das diferenças: a característica individual de cada um pode fazer com que o grupo entre em conflito quanto ao tipo de processo do qual querem participar, ao tipo de método a ser utilizado e ao objetivo a ser alcançado. O conflito pode se tornar tão intenso que, após algum tempo, o grupo não é mais capaz de identificar como ele se iniciou.
• Fatores subjacentes: abrangem principalmente as informações, as