kkkk
Ergonomia- www.francoemiravete.com.br
27/09/2014
1
Ergonomia
DEFINIÇÃO
Definição Ergonomia (IEA 2000)
A ergonomia (ou Human Factors) é a disciplina científica que visa a compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e os outros componentes de um sistema, é a profissão que aplica princípios teóricos, dados e métodos com o objetivo de otimizar o bem-estar das pessoas e o desempenho global dos sistemas.
2
Ergonomia
OBJETIVOS DA ERGONOMIA
Transformar o contexto de trabalho.
Os princípios que norteiam a ação ergonômica: a integração entre o conforto, a segurança e a eficiência dos homens e dos equipamentos; a atividade de trabalho como eixo central; e, a articulação entre o trabalho prescrito e o trabalho real.
3
Ergonomia
LEGISLAÇÃO
Norma Regulamentadora NR 17 – ERGONOMIA
17.1 Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de
trabalho
às
características
psicofisiológicas
dos
trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. 17.1.2 Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas
dos
trabalhadores,
cabe
ao
empregador realizar a análise ergonômica do trabalho.
4
Ergonomia
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO
Ergonomia física
Ergonomia cognitiva
Ergonomia organizacional
5
Ergonomia
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO
Ergonomia física
Trata das características anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas do homem em sua relação com o trabalho.
Os temas mais relevantes compreendem as posturas do trabalho, a manipulação de objetos, os movimentos repetitivos, os problemas ósteomusculares, o arranjo físico do posto de trabalho, a segurança e a saúde. 6
Ergonomia
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO
Ergonomia cognitiva
Trata dos processos mentais, tais como a percepção, a memória, o raciocínio e as