Kenneth frampton
O sistema barroco havia funcionado como uma espécie de dupla intersecção. Contratara frequentemente com jardins racionalizados, fachadas decoradas com motivos vegetais. O reino do homem e o reino da natureza. Intercambiam suas características, fundindo-se um no outro em beneficio da ornamentação e do prestígio. Por sua vez, o parque de “estilo inglês”; era destinado a oferecer intencionalidade à natureza, isolando claramente a presença da razão humana no meio dos domínios irracionais da vegetação que cresce livremente. A interpretação barroca de homem e natureza era substituída agora por uma separação, estabelecendo a distancia entre homem e natureza, pré requisito da contemplação nostálgica.
Enquanto a exploração técnica tendia a declarar guerra à natureza, as casas e parques tentavam uma reconciliação, introduzindo o sonho de uma paz impossível, e para tanto o homem continuou a conservar a imagem de um entorno natural intocado.
A arquitetura do neoclassicismo parece ter surgido de duas evoluções diferentes, mas inter-relacionadas, que transformaram radicalmente a relação entre o homem e a natureza. A primeira foi um súbito aumento da capacidade humana de exercer controle sobre a natureza.
A segunda foi uma mudança fundamental na natureza da consciência humana, em resposta às grandes transformações que ocorriam na sociedade e que deram origem a uma nova formação cultural igualmente apropriada aos estilos de vida da aristocracia decadente e da burguesia ascendente. As mudanças tecnológicas levavam a uma nova infra-estrutura e à exploração de uma maior capacidade produtiva, a mudança da consciência humana produzia novas categorias de conhecimento, reflexivo o bastante para questionar sua própria identidade.
PAG 4
Os arquitectos do século XVIII, conscientes da natureza emergente e instável de sua época,a buscar um estilo autentico por meio de uma reavaliação precisa da