Karl marx e a história de exploração do homem
Prof. Hygor
Curso Técnico em Alimentos
Nome:
N0:
TU:
INTRODUÇÃO – SOLUÇÕES
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. As misturas homogêneas são denominadas soluções . SOLUÇÕES são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Vejamos algumas soluções presentes em nosso dia a dia:
O ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelo N2 e O2.
Ao compararmos as soluções A e B, notamos que o sal é menos solúvel que o açúcar e, a partir desse fato, podemos generalizar: Substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes, numa mesma quantidade de solvente, na mesma temperatura.
As ligas metálicas são soluções sólidas. O latão (Cu+ Zn), por exemplo, é utilizado na fabricação de instrumentos musicais.
A água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos.
A quantidade máxima de sal (NaCl) que se dissolve em 100 g de H 2O a 20 °C é 36 g. Essa solução é denominada solução saturada. Solução saturada é a que contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura; essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade. Logo, o coeficiente de solubilidade do NaCl obtido na situação B é:
Pelos exemplos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (solutos) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente).
SOLUBILIDADE E CURVAS DE SOLUBILIDADE
Ao preparar uma solução, isto é, ao dissolver um soluto em um dado solvente, as moléculas ou os íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente. Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas Soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. Observe as situações a seguir.
36