Karl Marx e a Divisão Social do Trabalho
SEGUNDO KARL MARX
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
“Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito...”
Karl Marx
Sumário
Introdução___________________________________________05
Desenvolvimento______________________________________06
Biografia de Karl Marx__________________________________08
Influências de Marxs___________________________________09
Conclusão___________________________________________10
Bibliografias__________________________________________11
Introdução
Com a formação das cidades, houve uma divisão entre o trabalho rural (agricultura) e o trabalho urbano (comércio e indústria). O desenvolvimento da produção e seus excedentes deram lugar a uma nova divisão entre quem administrava - o diretor ou gerente - e quem executava - o operário. Para Marx, portanto, a divisão social do trabalho numa sociedade gera a divisão em classes.
As máquinas e a divisão social do trabalho
A mecanização revolucionou o modo de produzir mercadorias, mas também colocou o trabalhador debaixo de suas ordens. Ele começou a servir à máquina, pois o trabalho passou a ser feito somente com ela. E não era preciso ter conhecimentos; bastava saber operá-la. Subordinado à máquina e ao proprietário dela, o trabalhador só tem, segundo Marx, sua força de trabalho para vender, mas, se não vendê-la, o empresário também não terá quem opere as máquinas.
Capitalismo e divisão social do trabalho.
Desenvolvimento
Para Karl Marx, a divisão social do trabalho é realizada no processo de desenvolvimento das sociedades, ou seja, em todas as sociedades, houve divisão nas funções exercidas pelas pessoas, por exemplo, na agricultura, se dividia em quem cuidava, quem caçava, e na formação das cidades em quem administra e quem