DIVISÃO DO TRABALHO EM MARX
Assinar
Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros
Trabalhos e Monografias
Gerador de Citação
Mais
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Ver Trabalhos ››
Biologia
Ciências
Ciências Sociais
Diversos
Filosofia
Geografia
História
Negócios e Publicidade
Política
Português e Linguagem
Psicologia
Religião
Sobre Trabalhos Feitos
Ajuda
Mapa do Site
Contate-nos
Página Inicial »
Filosofia
Karl Marx e a divisão social do trabalho
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por anajmaximiano, marco 2014 | 16 Páginas (3898 Palavras) | 12 Consultas
|
4.5
1
2
3
4
5
(1)
|
Denunciar
|
SIMON DIZ, “CLIQUE ABAIXO."
Envie
1. INTRODUÇÃO
Karl Marx criticava e atacava diretamente o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana e pelas diferenças sociais.
Estefilósofo compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E sendo assim, a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente.
Em seu livro “O Capital”, tem como tema principal aeconomia, que demonstra o acúmulo de capital, identificando que o lucro obtido pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas.
O termo “divisão social do trabalho” está ligado adiversas questões, como economia, saúde, educação, dentre outros. Para Karl Marx tal termo serve para designar as atividades em todas as sociedades existentes.
Primeiramente, a divisão social do trabalhoera feita através do sexo, porém, a divisão entre homens e mulheres passou a ser vista como diferenças construídas em um dado momento histórico. A própria possibilidade das mulheres substituíremhomens no processo produtivo exemplifica, uma mudança da categorização da divisão do trabalho na história.
A divisão do trabalho ficou bem caracterizada na Idade Média, quando os artesãos constituíam umaprodução e comercialização