a categoria lugar
A DEFINIÇÃO DE LUGAR A PARTIR DA GEOGRAFIA HUMANÍSTICA
Marcos Weider da Costa Cunha
APARECIDA DE GOIÂNIA
16 de junho de 2014
A DEFINIÇÃO DE LUGAR A PARTIR DA GEOGRAFIA HUMANÍSTICA
Marcos Weider da Costa Cunha¹
APARECIDA DE GOIÂNIA
16 de junho de 2014
RESUMO
O presente artigo visa discutir o conceito de lugar e a relação do indivíduo com o lugar a partir da perspectiva da Geografia Humanística. Sendo que, a partir desta corrente da Geografia o artigo pretende discutir e conceituar relação de tempo, experiência e sentimento do indivíduo com o lugar.
PALAVRAS-CHAVE: Lugar; Geografia Humanística; Conceito.
A DEFINIÇÃO DE LUGAR A PARTIR DA GEOGRAFIA HUMANÍSTICA O conceito ou a definição de lugar é mais complexa do que se pensa e muito antes da institucionalização da Geografia alguns filósofos buscavam uma definição. Este artigo busca discutir o conceito de lugar a partir da Geografia Humanística e buscando estabelecer a relação intrínseca e intima que surge entre o indivíduo e o lugar.
A conceituação da palavra lugar surge inicialmente em outros ramos do conhecimento. Uma das primeiras definições de lugar foi realizada por Aristóteles na sua obra intitulada Física. E Descartes através da obra de Aristóteles tentou aprimorar o conceito de lugar na sua obra Princípios Filosóficos. Uma das mais antigas definições de lugar foi apresentada por Aristóteles na sua obra intitulada Física. Para ele o lugar seria o limite que circunda o corpo. Alguns séculos adiante, Descartes através de sua obra Princípios Filosóficos busca um aprimoramento do conceito introduzido por Aristóteles afirmando que além de delimitar o corpo, o lugar deveria ser também definido em relação a posição de outros corpos (Ribeiro apud LEITE, 1998). Com a institucionalização da Geografia enquanto ciência vão surgir várias correntes e, especificamente na Geografia Humanística o