Karl marx e educação
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE FILOSOFIA – LICENCIATURA
JOHN LOCKE E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
MAIARA CECHINATTO
FREDERICO WESTPHALEN, JUNHO DE 2012
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE FILOSOFIA – LICENCIATURA
JOHN LOCKE E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
O presente projeto visa exercitar a prática do ensino da disciplina História da Filosofia Moderna I e Análise de Textos A, tendo em vista a Licenciatura de Filosofia.
ACADÊMICO(A): Maiara L. Ribeiro Cechinatto
PROFESSOR: Ricardo Cocco
FREDERICO WESTPHALEN, JUNHO DE 2012.
1. TEMA
John Locke e a Educação Contemporânea
1.1 Delimitação do tema
John Locke e a Educação Contemporânea: Contribuições Gerais
2. PROBLEMA
Como associar conhecimento e educação na ideia de John Locke? Seria possível através dessa teoria uma mudança na forma de educar indivíduos para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária?
3. JUSTIFICATIVA
Este trabalho analisa as contribuições de John Locke, o pai do empirismo britânico, no pensamento educacional contemporâneo. Para situar o pensamento de Locke, recorremos a uma breve biografia, aos acontecimentos históricos do século XVII e relações entre a educação e o empirismo, em uma perspectiva histórica. Esse pensador expressou ideias acerca da educação para seu tempo e, no entanto, ainda influencia o ensino da escola contemporânea brasileira. Uma das grandes contribuições de John Locke para o pensamento liberal é a sua concepção de libertar o homem para ações de diversas ordens, desde que esse tenha conhecimento, disciplina mental e física para