Administração
Umas da maiores criticas de karl marx, foi do modo produção capitlista.Marx tinha em alta conta os feitos economico e culturais da burquesia e acreditava que o capitalismo tinha muito folego para estimular o desenvolvimeno das forças produtivas.
Karl Marx pensava que ocorreria uma revolução nos países capitalistas mais desenvolvidos que colocaria o proletariado, ou classe opéraria , no poder. A partir então, o capitalismo seria subsituindo pelo socialismo, um novo modo de produção.
Critica de Karl Marx ao Capitalismo
Analisando a sociedade capitalista ele chegou à conclusão que ela se divide em dois grupos, trabalhadores e capitalistas. É nesta realidade socioeconômica que, para Marx, as desigualdades sociais nascem.
O pensador ilustra suas concepções explicando que na realidade capitalista, o capitalista compra a mão de obra do trabalhador e lhe paga um determinado salário. Muitas vezes, poucas horas de trabalho seria o suficiente para pagar-lhe o salário. Entretanto, o trabalhador se apossa das horas excedentes para obter altos lucros. O lucro obtido não retorna para o trabalhador, uma vez que o seu salário não aumenta se os lucros do capitalista aumentam. A esse valor excedente Marx chama de mais-Valia.
Caracteristica ao Socialismo
O socialismo tem o objetivo de beneficia a sociedade, em temos de educação,emprego,habitação,saúde,cultura,lazer,etc.
A economia devia se planifica , visando a atender ás necessidades básicas da população e nao ao lucro das empresas.Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos