KARL MARX E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
Este artigo tem como objetivo a abordagem do pensamento de Karl Max sobre a educação. Mas antes de chegarmos a tal ponto, temos no primeiro momento a explicação do processo de surgimento da burguesia, que conta com o rompimento do feudalismo e abre espaço para a manufatura, e logo para as grandes produções, expandindo assim as relações comercias da época.
Já na segunda ocasião temos a explicação de Karl Marx sobre a exploração da força de trabalho do operário, sendo ela, sobre a jornada de trabalho, ou então sobre o aumento do ritmo de produção. Essa exploração o autor nomeia Mais valia.
E por fim, no último questionamento do artigo, temos a relação da teoria de Marx conhecida como materialismo histórico, e a sua relação com a educação como uma reprodutora de ideologias burguesas. KARL MARX E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
A sociedade desde seu início, é marcada pela luta de classes, oprimidos e opressores vivem em verdadeira aversão, uma luta que sempre se encerra por meio de lutas de classes ou ainda por transformação revolucionaria.
”A história de toda a sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classe. O opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro.” (MARX, 1999, p.93-94)
Atualmente, vivemos no capitalismo com ele, e assim a sociedade se divide cada vez mais em diversas classes, “mas as diretamente opostas são os proletários e os burgueses” (MARX, 1999, p. 08).
O SURGIMENTO DA BURGUESIA
Os burgueses surgiram com os servos que restaram da idade média. A descoberta da América ajudou o capitalismo a se expandir. As trocas realizadas pelo mercado colonial aumentaram a demanda do comércio.
O sistema de organização feudal das indústrias já não conseguia mais suportar a demanda de novos mercados, então a manufatura surgiu para substituí-lo. O mercado crescia cada vez mais, e assim a manufatura já não era mais suficiente para a demanda do mercado, a partir disso, ela abre espaço para as