paulo nader
CURSO: Engenharia civil – Noite Professor (a): Wanise Daiane Ferreira Rodrigues - 31215923 Jerfeson
Introdução
No mundo em que vivemos, devemos buscar cada vez mais métodos sustentáveis e que permite a integração entre o homem e a natureza. Das atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil se torna uma das questões que mais tem impacto no meio ambiente. A necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais fazem com que a construção civil passe a adquirir novos conceitos, buscando soluções técnicas que visem à sustentabilidade de suas atividades. [1] Os tijolos convencionais além de trazer prejuízo ao meio ambiente acabam sendo um alto custo na vida da população Brasileira. As condições financeiras da maioria dos Brasileiros são precárias e muitas vezes não é possível que os mesmos tenham uma própria moradia.
Com base nesses problemas foram criadas várias tecnologias alternativas para a construção de moradias, como o novo modelo atual de tijolo ecológico/modular solo-cimento, apresenta-se como opção em reduzir o problema do déficit populacional brasileiro. [2] Reduzindo o período da obra em virtude do baixo custo que agrega nas construções, a altíssima qualidade do tijolo ecológico relativamente mais leve que os comuns podendo atingir uma resistência superior exigida. [3] O tijolo ecológico é um produto criado para ajudar não apenas o consumidor, mas principalmente a natureza.[4] O objetivo deste trabalho é conhecer melhor a produção e as vantagens que o tijolo ecológico possui entre à construção civil e o meio ambiente.
2. Revisão bibliográfica
O tijolo solo-cimento é constituído de um material obtido através da mistura homogênea de solo, cimento e água, em proporções adequadas e que, após sofrer compactação ou moldagem e cura úmida, resulta num produto com