QUEDA NOS IDOSOS
Sobre a queda
Defi nição: deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com a incapacidade de correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais que comprometem a estabilidade.
As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. Representa um problema de saúde pública.
A queda pode signifi car que houve o declínio das funções fi siológicas (visão, audição, locomoção), ou ainda representar sintomas de alguma patologia específica. Os acidentes por quedas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e morte, dependendo do caso.
Afetam a qualidade de vida do idoso por consequências psicossociais, provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como o início da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua mobilidade, também afeta as atividades sociais e recreativas.
Queda e um evento frequente e limitante, sendo considerado um marcador de fragilidade, declinio na saude ou ate morte. A queda e causada por uma instabilidade que e a “falta de capacidade para corrigir o deslocamento do corpo, durante seu movimento no espaco”.
Diversos fatores de risco e multiplas causas interagem como agentes determinantes e predisponentes, tanto para quedas acidentais quanto para quedas recorrentes; impondo aos profissionais de saude, o grande desafio de identificar e agir sobre os fatores de risco modificaveis e tratar os fatores etiologicos e comorbidades presentes.
Evitar o evento de queda e considerado hoje uma conduta de boa pratica tanto em hospitais quanto em instituicoes de longa permanencia, sendo considerado um dos indicadores de qualidade de assistencia.
Definição:
Queda e o deslocamento nao intencional do corpo para um nivel inferior a posição inicial, com incapacidade de correcao em tempo habil, provocada por circunstancias multifatoriais que comprometem a