Karl maex
A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, representaria as ideia, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas).
As relações sociais do homem são tidas pelas relações que o homem mantém com a natureza, onde desenvolve suas praticas, ou seja, o homem se constitui a partir do seu próprio trabalho e sua sociedade se constitui a partir de suas condições materiais de produção.
A LUTA DE CLASSES
A história de toda a sociedade passada é a história de classes.
Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante.
No capitalismo, a classe dominante é a burguesia, e aquela que vende sua forca de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz é o proletariado. O marxismo prevê que o proletariado se libertará dos vínculos com as forcas opressoras e, assim, dará origem a uma nova sociedade. Segundo Marx, o conflito de classes já havia sido responsável pelo surgimento do capitalismo.
Inversão da pirâmide social ( por no topo a maioria os proletários, os proletários, que seria a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade política e socialista.
CAPITALISMO SEGUNDO MARX
Na teoria de Marx predomina o de mais valia, significa que o capitalista não paga ao trabalhador por tudo que ele produz, apenas o suficiente para mantê-lo vivo. Com isso os donos de negócios ficam mais ricos e os trabalhadores cada vez mais pobres.
O Capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana , ele defendia que a classe trabalhadora deveria unir-se com o