Fichamento historia do pensamento e
HUNT, E. K. & Howard J. Sherman (Trad. De Jaime L. Benonimol) – História do Pensamento Econômico, Ed:Vozes, 2008.
Capítulo II - A transição para o capitalismo e a elaboração do pensamento mercantilista.
• A sociedade medieval era essencialmente agrária, sua hierarquia baseava-se na relação indivíduo X terra. • O crescimento da produtividade agrícola provocou uma série de mudanças na sociedade medieval, entre elas, a dissolução do feudalismo e o surgimento do capitalismo.
Mudanças tecnológicas:
• As mudanças se deram em torno da tecnologia; o avanço tecnológico mais importante da idade média foi a troca do sistema de rodízio de cultura de 1 campo para 2 e 3 campos. • Essa mudança no sistema de rodízio resultou no aumento do rendimento das culturas que permitiram alimentar maior quantidade de cavalos que substituíram os bois, melhorando o transporte, logo, possibilitando o campo abastecer centros de maior densidade populacional. • O aperfeiçoamento da tecnologia agrícola e dos meios de transportes provocou a duplicação da população européia e a rápida concentração urbana, pois através da especialização entre cidade e campo houve ampliação do contingente de trabalhadores, da produção de bens manufaturados e desenvolvimento do comércio inter-regional e de longa distância, que por sua vez, revigorou o desenvolvimento da indústria e das cidades.
Desenvolvimento do comércio de longa distância
• A partir do séc. XI, as Cruzadas cristãs deram um impulso vigoroso à expansão do comércio. Através do desenvolvimento do comércio com os árabes, estimulo-se a produção de mercadorias para a exportação e logo surgiram as grandes feiras organizadas todos os anos, durante uma ou algumas semanas, nas principais cidades comerciais da Europa que, mais tarde, viriam a se tornar em prósperas cidades comerciais, cujos mercados funcionavam durante todo o ano. • A partir da expansão do comércio, lançaram-se as