Csss
Práticas da comunicação de resistência no processo da Confecom
A Comunicação compartilhada é a soma de recursos e esforços para a produção e difusão coletiva de conteúdo jornalístico, informativo ou cultural, livre de patentes ou exploração comercial. Tem uma característica prática, de disponibilizar ferramentas ou meios de participação nesse processo, a exemplo do que o movimento pró- Confecom faz hoje ao disponibilizar um conjunto de sites nacional e estaduais, e blogs colaborativos, ou da Conferência Municipal de Suzando, para a publicação de conteúdos produzidos coletivamente. E é sempre uma ação midiática coletiva contra-hegemônica.
Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada
Em uma tarde de segunda-feira, dia 17 de agosto, coordenadores da pesquisa acadêmica em comunicação de pelo menos 14 universidades, públicas e privadas, do Estado de São Paulo, se reuniram com um público de mestres, doutores e pos-graduandos da área, mais entidades financiadoras de pesquisa, como Caps e Fapesp, no esforço conjunto de estabelecer rumos e horizontes para investigar uma área que está em processo de radical transformação.
Para começar esse diálogo convidaram um pesquisador consultado há anos por acadêmicos na área. Aos 72 anos, o espanhol radicado na Colômbia, Jesús Marti-Barbero, simplesmente pediu aos pesquisadores que esqueçam a TV e a grande imprensa que dominam nosso cotidiano como referência para suas investigações sobre o futuro da comunicação. E com uma explicação gramsciniana de que "a crise é o momento em que o velho morreu e o novo ainda não sabe como nascer" , ele disse estar convencido de que esse tipo de grande mídia, que ainda hoje organiza o tempo das pessoas em função de sua programação (a ponto de pautar o dia e horário do futebol e mudar o fuso horário do país em função da novela) está morto, como referência de futuro. Pistas do que está por nascer nas possibilidades de acesso e apropriação social de