A LEITURA DO FILME O BICHO DE SETE CABEÇAS A PARTIR DO AMOR LÍQUIDO DE ZYGMUNT BAUMAN
CURSO BACHAREL EM PSICOLOGIA.
II TERMO
A LEITURA DO FILME O BICHO DE SETE CABEÇAS A PARTIR DO AMOR LÍQUIDO DE ZYGMUNT BAUMAN
Acadêmica: CLARICE LEOPOLDINA DE LIMA GUARANY ROSELI BRUSCHY
Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL
DOCENTE: MARINA SILVEIRA LOPES
JUÍNA/2013
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME O BICHO DE SETE EM DIÁLOGO COM AS IDEIAS DE ZYGMUNT BAUMAN CONTIDAS EM SUA OBRA “O AMOR LÍQUIDO”.
RESUMO DO FILME
Bicho de Sete Cabeças é um filme de drama brasileiro de 2001 baseados no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno, dirigido por Laís Bodanzky e têm como elenco principal os autores Othon Bastos (Sr. Wilson), Cássia Kiss (DNA. Meira) e Rodrigo Santoro (Neto). O filme retrata as relações conflituosas de uma família composta de um casal e dois filhos. O conflito familiar tem seu núcleo na história entre pai e filho. O pai descobre na roupa de seu filho um cigarro de maconha e sem conversar com o filho a respeito o leva diretamente para um sanatório visando sua recuperação. No sanatório o filho vive o drama então vivido por milhares de brasileiros que num longo período histórico da realidade brasileira por sofrerem de doenças ligadas a “loucura” e nesse ambiente eram tratados sem o mínimo de respeito e dignidade, onde eram submetidos a tratamento de choques e outras brutalidades. No filme se verifica o difícil convívio familiar, a dificuldade da sociedade em tratar de seus “doentes” e a falta de ética e responsabilidade das autoridades como no caso do diretor do sanatório que queria manter certos números de internos visando tão somente à entrada de receitas advindas do Poder Público, sem maiores compromissos com os convalescentes.
A FRAGILIDADE DOS LAÇOS HUMANOS
No filme demonstra o funcionamento da sociedade partindo do núcleo familiar, onde o pai autoritário não sabe se relacionar com seu filho por falta de diálogo, a mãe em sua