Diversos
DATA: 18/08/2011
1 - Operar no mercado internacional exige uma reflexão sobre vários pontos. Comente esta afirmação destacando a influência da globalização nos negócios e as razões que levam uma empresa a ingressar no comércio exterior.
Resposta: Para operar no mercado exterior a empresa tem que refletir sobre muitos pontos, pois encontrará uma concorrência acirrada para manter-se nele, além de ser um mercado maior e muito mais exigente. Uma das vantagens deste mercado é a superação da sazonalidade, produtos comprados ou vendidos podem ser vendidos para outro hemisfério, dependendo do clima. Há também a diversificação dos riscos, pois ele é mais versátil e abrangente (podemos atuar em diversos países). Com a globalização veio o uso de diversas tecnologias, sendo a mais destacada a Internet, satélites, computador, etc... fazendo com que a informação circule com muito mais rapidez e possibilitando a colocação dos produtos com competitividade aumentando-se a facilidade de atuação. A cooperação internacional é o motivo que propulsiona a globalização, rumo à agilidade nos processos e à segurança nas cadeias de suprimentos internacionais.
2 - A empresa brasileira BYZ, localizada na cidade do Rio de Janeiro é fabricante de vários produtos e artigos, dentre os quais colete a prova de balas, capacete de aço e armas para uso em competições esportivas. Em visita de negócios a alguns países do continente africano, o diretor da empresa em questão conseguiu assinar protocolos de intenção com empresas prestadoras de serviços de segurança, para venda de seus produtos tendo em conta a realização de eventos esportivos internacionais a um dos países que visitou. Você, lotado no departamento de vendas da BYZ, foi designado pelo diretor da empresa, para agilizar a efetivação ou os trâmites legais e dar prosseguimento do negócio. Assim sendo, cite que órgãos intervenientes do comércio exterior brasileiro deverão ser consultados. Justifique