Kanbam
Durante a revolução Industrialno século XIX,já existia o controle de estoque de materiais nas grandes Indústrias, ou seja, sempre houve pessoas que faziam o controle de peçasporem não trabalhavam diretamente na produção.
Esse trabalho era o fator principal de atraso de montagem e por vezes linhas inteiras de montagem paradas, por falta de peças ou excessos de peças para um único montador, causando falta das mesmas para os demais.
Ao observar esse fenômenotem-se a ideia de que o estoque é quem dita à regra daprodução, ou seja, hora muitas peças e montagem acelerada, hora peça nenhuma e montagem parada.
O sistema Kanban vem para facilitar a produção gerando menor custo e estoque baixo, e a produção passa a produzir somente o solicitado e no momento em que é solicitado determinado produto ou componente.
1 REVISÃO DA LITERATURA
Como todo trabalho científico é inevitável que façamos uma revisão da literatura abordando pontos de vista de autores que já trataram as questões centrais nas quais pretendemos focar, ou seja , controle de estoque, organização industrial e agilidade de produção.
Para Moura,os estoques são vistos como perda para as empresas, e é assim queele deve ser visto , e ele também vê como uma “mascara” onde todas as ineficiências estão escondidas.
O estoque é um investimento improdutivo, ou seja, ele não gera valor adicionado ao produto, não melhora sua qualidade, não ajuda a reduzir custos. Ao contrario, na maioria dos casos, ele tende a deteriorar o produto e aumentar seus custos.
Os estoques reduzidos realçam as áreas de problemas e mostra a necessidade de uma imediata correção. Além disso, o espaço de fábrica convencionalmente necessário para a estocagem do material em trânsito ou em processo torna-se produtivo. (1989, p 136; 137)
Nesta revisão encontramos também outro autor cuja ideia também se assemelham as deMoura, ou seja, para
JUSTIFICATIVA
A temática proposta nos chamou atenção devido ao grande crescimento da