Kanbam
Atualmente as empresas se encontram altamente competitiva, onde exige cada vez mais planejamentos estratégicos, que não permite desperdícios de recursos e tempo fazendo com que nos processos se tornem prioridade agilidade e economia.
Para um eficiente controle de estoque, surge no Japão, na década de 70, o Just In Time, que possui como objetivo produzir apenas quando se tem a demanda, trabalhando com o estoque mínimo. Dentro do JIT desenvolve-se o sistema Kanban, que é o nome dado aos cartões utilizados para autorizá-la a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo.
O Kanbam significa cartão visual e isso explica todo o seu processo. Pode ser usado como um método para redução do tempo de espera reduzindo estoques, melhorando a produtividade e interligando as operações em um fluxo uniforme é uma ferramenta de controle concebida para operar no chão de fábrica, por meio de cartões indicativos, eletrônicos ou manuais, que fornecem informações a respeito do produto ou item em questão, que ajuda a detectar e prevenir erros, o sistema kanbam é aplicável a uma indústria, o sistema está relacionado ao sistema de “puxar” a produção. Onde se pode controlar o fluxo da geração a fim de se obter a mercadoria. Comisso resolveram implantar esse sistema na empresa, que Toyota, adaptandoa-a para a linha de produção. Ao se implantar este método, foi possível reparar melhores na produção da Toyota.
O kanbam como sistema de produção o tem a meta de mostrar a quantidade de peças e componentes necessários para se produzir o produto. É a forma de solicitar as peças para a próxima etapa no processo de produção, agilizando o trabalho.
Na realidade, a idéia é que no momento da montagem, não falte peças, na fabricação, ocasionando, perda de tempo, o que pode ser reparado graças aos cartões que poderá ser observado e quando visto a necessidade de peças para a realização do trabalho.
A tarefa essencial do Planejamento e Controle de Produção (PCP) é gerenciar com