Mweninos

749 palavras 3 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................01

DESENVOLVIMENTO............................................................................04

CONCLUSÃO...........................................................................................05

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................06

2- DESENVOLVIMENTO

No capitalismo, as decisões sobre oferta demanda e preço, distribuição e investimento não são feitos pelo governo, os lucros são distribuidos para os proprietarios que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
E dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. O termo capitalismo foi e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart), no final do século XIX e no inicio do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas criticas, porem, o nome dado pelos idealizadores do sistema politico-economico ocidental,os britanicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o inicio do seculo XIX, é liberalismo.
De acordo com esta perspectiva dominante, aquilo que distinguia e caracteriza historicamente o capitalismo é a contradição entre a propriedade privada e mercado, por um lado, e o desenvolvimento dos meios de produção industrial, por outro. Ou seja, o mercado livre estimulou o aparecimento da industria moderna, cujo desenvolvimento faz por sua vez aumentar a riqueza social geral; mas uma vez que os produtores (classe trabalhadora) não possuem os meios de produção, esta riqueza excedente concentra-se nas mãos da classe proprietaria (capitalista), e ilustra tendencialmente a natureza profundamente desigualdo capitalismo; gera-se então uma contradição entre o potencial produtivo do desenvolvimento industrial (as forças produtivas) e as relações sociais de

Relacionados