kaisen
A palavra kaizen é de origem japonesa e significa mudança para melhor, usado em relações tanto para família, questões sociais e como no trabalho, mais específico nas empresas.
Para o Kaisen, sempre tem algo para melhorar, nenhum dia pode passar ser haver uma ideia nova, um ideia implantada visando melhorar a estrutura familiar e empresarial.
Foram criados alguns quesitos para mostrar que este sistema foca buscar o máximo de equilíbrio e de satisfatória, são eles: Emocional do empregado e instabilidade financeira, ambiente simples e funcional e agradável clima organizacional.
MONDEN, Yasuhiro. Sistema de redução de custos, custo-alvo e custo-kaizen. São Paulo: Bookman , 1999.
Kanban
O Kanban em japones significa cartão virtual. O sistema foi criado a partir de um simples conceito da gestão visual da linha de produção e estoque, seu propósito é composto usualmente por cartões visuais e quadros viabilizando um melhor auxilio no controle do estoque e no planejamento da produção, de acordo com o numero de cartões nos quadros, aplicam-se as prioridades na produção. São duas formas que podem ser compostos os kanbans, tanto apenas kanbans de produção, ou como kanbans de produção mais kanbans de movimentação.
^ "Kanban". Random House Dictionary. Dictionary.com. 2011. Retrieved April 12, 2011.
TPM
O sistema japonês chamado de TPM (TOTAL PRODUCTIVE MAINTANANCE) tem como objetivo zerar a quebra de equipamentos, visado assim obter uma maior produtividade. No momento em que a estratégia de manufatura vai sendo reconhecida mostrando sua importância, o TPM apresenta um papel fundamental no planejamento da função manufatura.
HARTMAN, E.H. (1992) Successfully Installing TPM in a Non-Japanese Plant
5s
Criado em meados da década de 50 o sistema 5s, na indústria seu principal foco era liberar espaços e assim evitar desperdícios, e também melhorar o relacionamento dos funcionários, facilitar as atividades e organizar a localizações dos recursos disponíveis.
O