juventude e futuro
INTRODUÇÃO
CONCLUSÕES
Sabe-se que hoje em dia, o Eldorado de muitos jovens é a busca da autonomia, da independência financeira. Para isso tem-se que passar por algumas etapas de seleção, como por exemplo a escolha de uma profissão e uma inserção no mercado de trabalho.
Contudo, boa parte da juventude sofre com o desemprego e a falta de estudo. Diante do exposto, nota-se que o sonho da independência de muitos jovens esbarram em algumas dificuldades, cabe ao governo investir em educação de qualidade, e também aumentar a oferta de empregos, fato que solucionaria o fenômeno da geração nem nem.
DESENVOLVIMENTO
A juventude é a principal fase de transição da vida, essa mudança traz novos desafios e responsabilidades que contribuirão para o amadurecimento das habilidades e tomadas de decisão. Em contrapartida uma parte dos jovens não quer assumir essa responsabilidade, como mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de
Estudos Populacionais que evidencia algumas das causas que fazem-nos continuar morando com os pais, a mais comum é a falta de dinheiro, seguida do comodismo, o aumento da idade para casar e até mesmo o divórcio.
Não se pode discutir que a base para o sucesso financeiro, salvo raras exceções, são os estudos. Porém muitos jovens não tem uma oportunidade boa para uma educação de qualidade, por isso acabam enfrentando dificuldades no momento de conseguir um emprego, e acabam ficando de fora do mercado de trabalho. Todos esses problemas, evidenciam um fenômeno nomeado de geração nen nem(composta por jovens que não trabalham nem estudam).
REFERÊNCIAS
•
•
•
Diferentes entre si, jovens que não trabalham nem estudam desafiam rótulo de "geração nem-nem“
Disponível em
Acesso em: 06 de novembro de
2014.
Sem juventude não há futuro.
Disponível em
Acesso em: 06 de novembro de
2014.
Os jovens e o futuro. Disponível em Acesso em: 06 de novembro de 2014.