Mobilidade social, juventude e cidades: o que esse novo significado sobre o futuro tem a dizer a eles?
No que diz respeito à educação, o texto propõe uma reflexão acerca do controle que se pretende exercer sobre o tempo, uma vez que o jovem se esforça no presente buscando sua recompensa no futuro almejando o sucesso profissional e consequentemente uma boa situação financeira.
No discurso de Leccardi, “Por um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo”, onde o mecanismo denominado “diferimento das recompensas” – a determinação de adiar a satisfação visando os benefícios desse adiamento – é abordado, além de fazer uma síntese acerca do tempo em suas diversas concepções na história e nas diferentes culturas.
O presente não é entendido apenas como uma ponte entre o passado e o futuro, mas a dimensão que “prepara” o futuro. O jovem tem o presente como um tempo de espera ativa, uma fase que deve consentir uma transição positiva para a idade adulta tendo um horizonte temporal programado, estendido e previsível.
Leccardi destaca que esse mecanismo ainda não é adequadamente discutido na projeção do futuro juvenil, pois não considera algumas reflexões, como o imediatismo contemporâneo, por exemplo. Nesse sentido o autor aponta que mais do que abdicar das recompensas presentes, convém “aproveitar o instante”. Sendo assim a representação de idade juvenil também muda, pois quem a vivencia se permite apreciar o que o presente oferece. Os desejos e as exigências baseiam-se no