a escola faz a juventude
A ESCOLA “FAZ” AS JUVENTUDES?
REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL*
JUAREZ DAYRELL**
RESUMO: O texto discute as relações entre juventude e escola, problematizando o lugar que a escola ocupa na socialização da juventude contemporânea, em especial dos jovens das camadas populares.
Trabalha com a hipótese de que as tensões e os desafios existentes na relação atual da juventude com a escola são expressões de mutações profundas que vêm ocorrendo na sociedade ocidental, interferindo na produção social dos indivíduos, nos seus tempos e espaços, afetando diretamente as instituições e os processos de socialização das novas gerações. Nesse sentido, discute as características dos jovens que chegam às escolas públicas de ensino médio, evidenciando a existência de uma nova condição juvenil no Brasil contemporâneo. Localiza os problemas e desafios na relação dos jovens com a escola, constatando as transformações existentes na instituição escolar e as tensões e os constrangimentos na difícil tarefa de constituir-se como alunos, concluindo que a escola tornou-se menos desigual, mas continua sendo injusta.
Palavras-chave: Juventude. Socialização. Escola.
DOES SCHOOL “MAKE” YOUTH?
REFLECTIONS AROUND YOUTH SOCIALIZATION
ABSTRACT: This text discusses the relationships between schooling and youth and the place of schools in the socialization of contemporary youth, especially in what regards young people from lower
*
Esse texto foi apresentado parcialmente no Simpósio Internacional “Ciutat.edu: nuevos retos, nuevos compromissos”, realizado em Barcelona, em outubro de 2006. Agradeço ao prof.
José Machado Pais e à profª Nilma Lino Gomes, bem como à equipe do Observatório de
Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, pelas contribuições valiosas ao texto. Agradeço também o apoio do CNPq, que tornou possível a realização desse trabalho.
**
Doutor em Educação e professor adjunto da Faculdade de Educação da