O manifesto
A reconstrução educacional no Brasil – ao povo e ao governo
- O sistema de organização da educação no Brasil é fragmentado e desarticulado, encontrando- se em uma grande desordem, por falta de melhorias nos campos científicos e filosóficos, sem contar a falta de atenção dos orgãos responsáveis, com relação ao plano de melhorias nesse campo.
Movimento de renovação educacional
A principal pergunta do manifesto foi com relação aos outros países que se encontravam em grande desenvolvimento nas áreas de economia, transportes, industria, e principalmente na área de educação, e por qual motivo o Brasil teria que continuar com sua educação estagnada, de maneira isolada, quando ele a podia usar para servir de maneira influenciativa e de ação.
Novos rumos foram estabelecidos à partir deste ponto de vista , tais com, gosto pela crítica e debate, consciência da necessidade de aperfeiçoamento constante, ação da escola sobre o indivíduo, tomando assim um caráter de plano integral abrangendo todas as áreas relacionadas à educação.
Finalidades da educação
A nova educação é caracterizada como sistemática com relação a velha estrutura, temos a educação nos dias hoje não mais como um privilégio de poucos, mas sim como algo que abrange a todos os individuos independente da classe socila em que esteja inserido.
O conceito e os fundamentos da educação nova
A escola deve oferecer a criança um meio interativo que seja favorável as reações e experiências para que assim aconteça a ação.
- Propõe a integração da escola ao seu meio social, adequando-se às necessidades regionais;
A proposta dos pioneiros é que os professores, de todos os graus, sejam preparados em faculdades ou cursos normais incorporados a universidades.
O papel da escola na vida e a sua função social
- A educação não se dá só na escola, porém esta deve se organizar como um organismo vivo e deve se aliar a outras instituições educativas da sociedade. Aparelhar a escola com todos os