Juventude
ARTIGO
Artigo de Estágio Supervisionado
Apresentado á disciplina Estágio Básico V aos alunos do 6° Período do
Curso de Graduação em Psicologia das
Faculdades Integradas do Norte de Minas-
Campus JK
Professor: Supervisor: Ângela
Montes Claro-MG
Outubro 2012 FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS-FUNORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
ARTIGO
Cláudia da Hora e
Hyanara Silva
Montes Claro-MG
Outubro 2012
JUVENTUDE: SUJEITO DE CONFLITOS E DIVERSIDADES
Resumo: Esta pesquisa refere-se à compreensão dos aspectos diversificados e conflituosos da juventude na sociedade. Uma reflexão, sobre este sujeito na qual não se enquadra em um único conceito.
Palavras- chaves: Juventude; conflitos; protagonismo.
INTRODUÇÃO:
Este artigo implicará, nas reflexões sobre os mais variados aspectos da juventude, onde algumas questões estarão dando enfoque as realidades culturais de cada sociedade e indivíduo.
Trata-se da compreensão do sujeito jovem como protagonista da solução e não somente dos conflitos vivenciados ou gerados.
Juventude, sua identidade na sociedade
Juventude é uma palavra bem conhecida no cotidiano das pessoas, sendo usada nos mais diferenciados contextos.
A compreensão sobre a juventude é muito mais ampla do que a faixa etária. A juventude relacionada com a cultura, direitos, deveres, realidades sociais, dentre outras, na qual varia os mais densos aspectos de uma fase da vida. Mas afinal, o que é Juventude?
A palavra juventude nos da à ideia de uma fase entre a infância e á vida adulta. O jovem está se desenvolvendo para um futuro, ou seja, o ele esta preparando para ser, está se formando para a “adultez”. Para o jovem o adulto é a peça principal para essa sua formação, o jovem não disputa com a autoridade (pais ou responsáveis), mas sim tenta a mudança do seu eu.