Juventude
2º semestre | 2014
Trabalho de Filosofia
Prof. Eduardo Oyakawa
Juventude Atual
Sonhos, angústias e desafios.
Amanda Menezes Anna Luiza Marin Isabella Messina Marina Pini
Ricardo Tatsuo
São Paulo | Maio de 2014
As representações correntes da juventude permitiram que nós explorássemos neste trabalho, não apenas as possíveis ou relativas similaridades entre jovens ou grupos sociais de jovens, em termos de situações, expectativas, aspirações, consumos culturais, por exemplo. Mas também e principalmente, as diferenças sociais que entre eles existem.
Vivemos num mundo novo, um mundo que se renova a cada dia. A questão do
mundo novo vem em conjunto com a liberdade repentina de que podemos fazer tudo o que temos vontade, sem pensar em nossas famílias, amigos, animais de estimações, etc. O jovem ao longo de seu crescimento e maturidade, busca a liberdade e a independência para conseguir o poder de um mundo novo em suas mãos. Essas sensações de liberdade extrema são as quais possibilitam quem eles realizem seus ideais e vontades.
As escolhas são consequências, resultados que sempre buscamos e
experimentamos além dos prazeres palpáveis, comestíveis, bebíveis ou fumáveis: liberdade de expressão. A expressão é o poder sobre nosso corpo e mente e sobre as pessoas que convivemos em diversos momentos.
Tomar uma decisão sobre aspectos importantes e que poderão modificar o rumo das coisas. Escolhas que podem ser pessoais, profissionais, familiares. São inúmeros dilemas que surgem ao longo de uma vida, tais como: ter que escolher uma profissão, surgimento das primeiras paixões, as primeiras desilusões, a incerteza de ser amado ou de ser atraente o bastante para a pessoa de quem se gosta. Diante de tudo isso, como não se sentir meio perdido?
A dificuldade de decidir está diretamente relacionada com a importância e com
o possível impacto que a