massa muscular
Os pesquisadores sempre desejaram desvendar os grandes segredos do DNA humano. Os avanços científicos na área são enormes e divulgados com muita rapidez, para que ninguém fique para trás no progresso da ciência. Desde o lançamento doProjeto Genoma Humano (PGH), muita briga já foi gerada por conta das patentes dos genes seqüenciados.
O início oficial do PGH foi no ano de 1990, pos um consórcio público, que tinha como líder o pesquisador Francis Collins. Esse projeto já previa os problemas éticos que seriam gerados, legais e sociais. Também estavam previstas as técnicas. Apesar de ser um projeto de seqüenciamento de DNA humano, havia a intenção de seqüenciar o DNA da bactéria Escherichi coli, o nematódeo Caenorhabditis elegans, a mosca Drosophila melanogaster e outros animais. genoma humano
O genoma é o conjunto completo de cromossomas existentes num organismo ou no conjunto de cromossomas diploides nas espécies eucarióticas.
O genoma humano é o código genético do Homem, ou seja, o conjunto dos genes onde está toda a informação para a construção e funcionamento do organismo. O código está dentro de cada uma das células. Dentro do genoma humano está toda a informação que permite construir e fazer funcionar um organismo e o facto de ele ser decifrado pode possibilitar o conhecimento da causa de muitas doenças, para assim poderem ser evitadas ou combatidas.
A ideia de criar um mapa e, consequentemente, identificar a sequência do genoma humano surgiu em 1985, mas só em 2000 é que foram divulgados os primeiros resultados. O genoma humano foi decifrado por uma empresa privada norte-americana e por um consórcio público internacional e em 2001 foi divulgado o esquema quase completo. Na década de 1960, as ferramentas tecnológicas permitiram obter estimativas aproximadas do tamanho dos genomas e interessantes resultados foram obtidos com estes primeiros estudos. Por exemplo, o genoma de E. Coli, uma bactéria procariótica, foi calculado como contendo 4,5