Jorge Paulo Lemann
A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores são os grandes objetivos da instituição. Para cumprir essa missão, a Fundação aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos.
Jorge Paulo Lemann (Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1939) é um empresário suíço-brasileiro, descendente de imigrantes suíços.2 3
Os pais de Jorge Paulo Lemann emigraram da região de Emmental, na Suíça. Seu pai fundou a fábrica de laticínios Leco, abreviatura de Lemann & Company.4 Sua educação básica se deu na Escola Americana do Rio de Janeiro 4 e graduou-se em economia na Universidade Harvard.5 Depois de se formar em 1961-1962, ele trabalhou para o banco Credit Suisse. Em 1971, ele adquiriu a Garantia, uma pequena corretora de valores que, em 1976, foi transformada em banco de investimentos, o Banco Garantia, vendido em 1998 ao Credit Suisse.
É um dos controladores da AmBev, fabricante de bebidas resultante da fusão entre Brahma e Antarctica. Posteriormente, em 2004, o grupo fundiu-se com a belga Interbrew, formando a InBev, na ocasião a segunda maior cervejaria do mundo. Após a compra da Anheuser Busch, fabricante da Budweiser, em 2008, a empresa passa a se chamar AB InBev, tornando-se a maior cervejaria do mundo e tendo como maior concorrente aSABMiller. Lemann também é dono da rede de fast food Burger King,6 7 da B2W, grupo que reúne as empresas de varejo e comércio eletrônico Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino e Shoptime, além de outros interesses. Faz negócios geralmente em parceria com Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sicupira 8 , seus sócios há quase quatro décadas.