Anisocitose
Anisocitose é um termo da medicina que significadisparidade do tamanho de algumas células, principalmente nos glóbulos vermelhos do sangue.
A palavra tem origem no grego, onde anísos significa "desigual", kytos significa "célula" e ose significa "aumento".
A expressão anisocitose eritrocitária remete para a diferença de tamanhos dos eritrócitos ou hemácias, mas conhecidos como glóbulos vermelhos. A anisocitose pode ser discreta, moderada ou acentuada.
A sigla RDW (Red Cell Distribution Width), representa a distribuição das superfícies de eritrócitos e é o índice que indica a diferença entre o tamanho dos glóbulos vermelhos. Esse índice permite diferenciar a anemia ferropriva da talassemia, já que a talassemia apresenta um valor normal de RDW, enquanto esse valor é alterado no caso da anemia ferropriva.
Os valores de referência do RDW são 11,5% - 14,5%. Uma alteração nesses valores pode ser provocada por abuso de álcool, anemia causada pela deficiência de ácido fólico, anemia hemolítica, anemia ferropriva, anemia perniciosa, anemia falciforme ou pela substância química conhecida como eritropoetina.
Microcitose e Macrocitose
Quando em uma amostra de sangue há um aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos, estamos perante a macrocitose. A microcitose ocorre quando acontece o oposto, ou seja, é verificada uma diminuição de tamanho das hemácias.
Em um hemograma, o VCM (Volume Corpuscular Médio) indica a média do volume das hemácias, sendo um importante índice pois facilita a observação do tamanho dos glóbulos vermelhos e o diagnóstico da anemia.
Quando o VCM é um valor baixo e o RDW está normal, ocorre a microcitose homogênea. Se nestas circunstâncias o RDW for alto, ocorre microcitose heterogênea.
A microcitose pode ser causada por anemia provocada por doenças crônicas (doenças renais e hepáticas), perdas insensíveis de sangue, deficiência de ferro (anemia ferropriva), deficiência de folato, tabagismo ou síndromes talassêmicas.
Quando o VCM é