ANISOCITOSE
Anisocitose: Desigualdade de tamanho dos eritrócitos.
A anisocitose ocorre pela presença de micrócitos ou macrócitos. A anisocitose é uma característica da maioria das anemias; quando em grau acentuado, tanto micrócitos quanto macrócitos podem estar presentes.
Macrocitose: VCM acima de 100 fl.
São células maiores que as normais. Podem ser maduros ou jovens, sendo estes últimos policromáticos, com colorações vitais ou pontilhado basófilo. O predomínio desses elementos constitui a macrocitose.
A presença de macrócitos hipocrômicos indica a discordância entre a formação celular e o material utilizado para a elaboração da hemoglobina. Os macrócitos podem ter contorno oval ou arredondado, sendo o significado diferente nas duas situações.
A macrocitose ocorre associada à reticulocitose, em fumantes, na deficiência de
B12, e folatos e em casos de demanda de nutrientes como na gravidez. Os eritrócitos do recém-nascido apresentam acentuada macrocitose quando comparados com os do adulto. Os eritrócitos fetais também são maiores que os do adulto. Discreta macrocitose é uma característica fisiológica da gravidez e também é encontrada em adultos idosos.
Hemácias macrocíticas
Microcitose: VCM abaixo de 80 fl.
São células menores que as normais. São em geral hipocrômicos. É necessário distinguir os micrócitos hipocrômicos dos micrócitos da anemia hemolítica constitucional (microesferocitose hereditária), os quais são normo ou hipercrômicos.
Pode ocorrer nas anemias por deficiência de ferro, anemias das doenças crônicas, talassemias e anemias sideroblásticas. Os eritrócitos das crianças sadias são menores que os dos adultos; o tamanho eritrocitário deve, portanto, ser interpretado de acordo com a idade do indivíduo.
Hemácias microcíticas