O império de Jorge Paulo Lemann
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIENCIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
O império de Jorge Paulo Lemann
Grupo 7
Grupo: Alice Muniz Felipe Manoel Maria Emília Yamato Maria Fernanda Pessoa Thaís Freitas
Recife, Setembro de 2013
Tema : O império de Jorge Paulo Lemann
1. INTRODUÇÃO:
Durante a história do mundo, elegemos algumas pessoas para representar algo grandioso. No basquete, por exemplo, temos Michael Jordan; na Fórmula 1, Airton Senna; no futebol, Pelé ou seu concorrente Maradona. Quando se fala em computadores com interface bastante interativa lembramos de Steve Jobs, quando se fala em apresentação circense com arte lembramos do Cirque de Soleil. E quando falamos em cerveja, seja ela Skol, Brahma, Antártica, Budweiser, Stella Artois ou Quilmes lembramos de Jorge Paulo Lemann. Quando falamos em Burger King lembramos de Jorge Paulo Lemann. Quando falamos na maior transação no setor de alimentos lembramos de Jorge Paulo Lemann. Quando falamos em meritocracia lembramos de Jorge Paulo Lemann. Desde 1971, com a criação do Garantia, esse carioca vem mudando o capitalismo no Brasil. Insatisfeito, em 2004 ele começa a interferir na forma de administrar uma empresa mundialmente. Grandes profissionais como Jim Collins e Warren Buffett tem uma grande admiração por esse brasileiro ousado, que comprou grandes ícones dos Estados Unidos (Budweiser, Burger King e Heinz), e também simples, que deixou de ser assaltado no posto de gasolina em 1991 porque seu carro era um Passat com mais de 10 anos de uso.
2. APORTE TEÓRICO
2.1 MERITOCRACIA
No dicionário: s.f. Sistema (p. ex., educacional ou administrativo) em que os mais dotados ou aptos são escolhidos e promovidos conforme seus progressos e consecuções; sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia.
A palavra meritocracia provavelmente apareceu pela primeira vez no livro "Rise of the Meritocracy", de Michael Young (1958). No livro