massa muscular
Entre os mais procurados pelos atletas ou por quem pratica esporte com frequência estão os repositores de minerais e água, fontes de carboidratos, proteínas, aminoácidos e lipídios, entre outros. "O ideal é consumir o suplemento até duas horas depois da atividade física, pois é nesta “janela” que nosso metabolismo aproveita melhor estes nutrientes para que sejam utilizados no ganho de performance como os de massa muscular e efeito anabólico", disse o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.
Quem pratica atividade física apresenta diversas reações metabólicas que são necessárias para gerar energia na hora do exercício, e essa energia precisa ser restituída. "O uso de suplementos pode potencializar o desempenho durante o treinamento, modificar os componentes da composição corporal, como massa muscular e gordura, além de contribuir para a saúde”, explica Veinert.
Os suplementos não são indicados para quem não faz exercícios físicos. “Se for consumido corretamente, o suplemento tem a finalidade de aumentar a quantidade de proteínas no corpo, que vão se associar às fibras musculares, mas só fazendo atividade física é possível notar o ganho de massa muscular”, disse o nutrólogo. Ele alertou: "Antes de comprar, é fundamental buscar ajuda médica e profissional para uma avaliação e para que ele indique a quantidade certa a ser consumida".