Juventude e drogas: uma outra abordagem
Num segundo momento, analisaremos a ligação dicotômica da figura do jovem com a violência e, assim sendo, de que forma se dá a associação tráficoviolência. Neste ponto, consideraremos a forma que os meios de comunicação vêem esta relação e como ela é percebida, mesmo no interior do debate acadêmico, ainda de modo maniqueísta e, podemos até dizer, funcionalista.
Posteriormente, queremos perceber como os educadores lidam com este assunto tão controverso, que é o das drogas, em suas práticas pedagógicas; isto é, qual é a influência que sofrem dos meios externos formadores de opiniões? Por fim, faremos uma análise de todos estes momentos com a temática do consumo de drogas como busca de prazer, alinhando as discussões tecidas nos momentos anteriores e estabelecendo alguns subsídios para se pensar esta problemática através de uma outra abordagem.
Palavras Chave: Juventude; Drogas; Tráfico; Violência.
1. O QUE SÃO DROGAS?
Primeiramente, para tratar da questão das drogas, é fundamental delimitarmos e conceituarmos nosso objeto. “Do ponto de vista orgânico, drogas são aquelas substâncias que possuem a