Abordagem dos jovens na Atenção primaria
Equipe
Kelvyane Farias.
Larisse Aguiar.
Meirilane Oliveira.
Tatiana Gomes
Yule Lima.
Introdução
Esse tema discute a abordagem e o atendimento aos adolescentes e jovens na atenção primaria à saúde (APS).
Publico pouco frequente nos serviços de saúde, a relação entre eles e os profissionais precisa ser estreitada e potencializada em cada encontro.
Percebe-se que as ações de saúde privilegiam agravos específicos e são limitadas a uma abordagem biologista que recorda o entendimento e ações para juventude pela percepção da adolescência.(HORTA, 2011)
Adolescência e Juventude.
Esclarecendo conceitos.
A concepção de adolescência prevalente e uma fase de transição da vida com grandes modificações físicas e psicológicas, compreendida de 15-17 ano (jovem adolescente ), 18 a 24anos (jovem ), e 25-29(jovem adulto).
A participação juvenil não deve ser configurar apenas como estratégia de desviar o jovem do mau caminho deve ter como base a concepção de que adolescentes e jovens são promotores da transformação social .
A adolescência e a juventude são também associadas em nossa sociedade, a noção de crise , desordem, irresponsabilidade, representando um problema social em que merece atenção publica, associado a gravidez de risco, risco de infecção sexual transmissível, uso de drogas ilícitas e o risco de morte .
Apresentando um período negativo para o desenvolvimento de jovens adolescente .
Os jovens no contexto da transição demográfica e epidemiológica brasileira.
Transição de uma sociedade rural e tradicional para uma sociedade urbana e moderna e moderna com quedas das taxas de natalidade e mortalidade:
Acompanhou:
1 mudanças sócias
2 inserção da mulher na sociedade
3 Envelhecimento da população brasileira .
4 avanço tecnológico
5 baixo crescimento da população jovem (desaceleração do crescimento da população de idade ativa e crescimento de