Atenção primária e promoção da saúde
Durante a década de 60, o amplo debate realizado em várias partes do mundo, realçando a determinação econômica e social da saúde, abriu caminho para a busca de uma abordagem positiva nesse campo, visando superar a orientação predominantemente centrada no controle da enfermidade. com a realização das duas primeiras missões de observação de especialistas ocidentais promovidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sob a liderança de
Halfdan Mahler (1973-1974), e o movimento canadense desenvolvido a partir do Relatório Lalonde - Uma Nova Perspectiva na Saúde dos Canadenses (1974), posteriormente reforçado com o Relatório Epp -Com esses acontecimentos ficou formalizado na conferência da alma-ata a saúde para todos,referindo um conjunto de atividades para a melhoria da saúde, predominantemente realizadas em ambiente rural e desenvolvidas pelos chineses desde 1965,com inclusão da:
• organização da comunidade local,
• atenção aos anciãos, mais além da assistência do Estado,
• promoção do desenvolvimento de indústrias caseiras,
• ajuda às escolas e serviços em geral,
• organização do povo para cuidar da saúde ambiental,
• realização de cuidados preventivos e tratamentos, incluindo o uso de ervas medicinais,
• apoio à manutenção da ordem social no tráfego, policiamento e nos incêndios.
Com as campanhas de saúde em todos os níveis substituindo e mobilizando as comunidades para: movimentos de massa contra as “quatro pestes”, limpeza das casas, quintais e ruas,orientação de hábitos higiênicos, manutenção e uso da água potável, construção de unidades rurais de saúde,preparação de insumos simples (utensílios, pílulas,poções),controle da limpeza de locais públicos.
Estas atividades eram desenvolvidas pelos Comitês Comunais, envolvendo em um clima de autoconfiança os mais distintos segmentos da população, como os jubilados, os soldados, os jovens educados, o homem comum, as associações de mulheres, os ativistas de saúde,