Justiça
Terezinha Oliveira Domingos*
R ESUMO
Neste artigo examinaremos o pensamento de diversos autores, filósofos e juristas, no que se refere ao termo justiça. Faz-se necessário, para esse fim, o exame da diversidade existente na doutrina relacionada ao tema.
Utilizaremos,como método de abordagem, o indutivo e, como método de pesquisa, o bibliográfico. O estudo deste objeto é de suma relevância, uma vez que a acepção da palavra justiça é um dos fundamentos do direito.
Palavras–chave: justiça; justo; teoria da justiça.
ABSTRACT
The author explores the meaning of justice through the thought of several philosophers and jurists. In order to do this it is necessary to analyze the diversity present in the doctrine related to the subject. She employs, for her approach, the inductive method, based on bibliographical research. The study of this object is of utmost relevance, because the meaning of the word justice is basic for the understanding of law.
Key-words: justice; right; theory of justice.
* Doutoranda em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Mestre em Filosofia do
Direito pela PUC/SP. Professora de Introdução ao Estudo do Direito da
Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Assessora
Jurídica da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.
REVISTA DA FACULDADE
DE DIREITO
INTRODUÇÃO À TEORIA DA JUSTIÇA
A sociedade é uma agregação auto-suficiente de pessoas que, em suas relações, reconhecem a existência de regras de condutas como obrigatórias, e na maioria das vezes, são cumpridas e obedecidas, especificando um sistema de cooperação social para realizar o bem comum.
Nesse contexto surgem tanto identidade como conflito de interesses entre as pessoas, pois tais podem acordar ou discordar pelos mais variados motivos quanto às formas de repartição dos benefícios e do ônus gerado no convívio social.
Diante do aumento constante da violência urbana noticiada pela mídia e cada vez mais próxima da realidade