Justiça ou vingança?
É a justiça que exige que aqueles que fazem o mal contra nós devam ser punidos por esta mesma sociedade. Mas justiça é muito diferente de vingança. A vingança diz: "Espere, vou pegar você"!
Quando somos magoados ou ofendidos, não demora muito para que nos vejamos querendo acertar as contas com aqueles que estão em dívida conosco. Não há alguém que lhe deva algo? Uma desculpa? Uma segunda chance? Um novo começo? Uma explicação? Um agradecimento? Uma infância? Um casamento? Pare e pense nisso (o que não o incentivo a fazer por muito tempo), e você poderá fazer uma lista de muita gente que está em dívida para com você. Seus pais deveriam ter sido mais gratos. Seu cônjuge deveria ser mais sensível. Seu pastor deveria ter sido mais atencioso.
O que você vai fazer com os que estão em dívida com você? As pessoas de seu passado meteram a mão no seu bolso e levaram o que era seu. O que você vai fazer? Poucas perguntas são mais importantes; lidar com a dívida é algo que está na essência de sua felicidade.
Jesus disse: "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai Celeste também os perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai Celestial também não perdoará as ofensas" (Mateus 6:14,15). Jesus não questiona a realidade de suas feridas. Ele não duvida que tenham pecado contra você. A questão não é a existência da dor; a questão é o tratamento da dor. O que você vai fazer com suas dívidas?
Ajustar contas é algo que custa caro. Para começar, você paga um preço que envolve seu relacionamento com outras pessoas.
Você já percebeu nos filmes de faroeste como o caça-recompensa viaja sozinho? Não é difícil entender por que isso acontece. Quem quer andar com um sujeito que ajusta contas para ganhar a vida? Quem quer arriscar a tê-lo como inimigo? Mais de uma vez, ouvi um homem despejar sua raiva. Ele achava que eu estava ouvindo, quando na verdade, eu estava pensando: espero nunca fazer parte de sua lista... Que tipos briguentos