Teoria Geral do Estado
Teoria Geral do Estado
Prof. Roberto Ney
Aluna: Nascimento Introdução O direito nada pode sem a ética, e não pode haver paz sem Justiça. Toda regra de Justiça envolve amor, que resume, em seu mais amplo sentido, a verdadeira idéia da convivência entre os homens.
A ética não surge de repente, brotando do nada, ela é um conjunto de hábitos, atitudes, pensamentos, e princípios culturais adquiridos com o tempo, durante longo tempo. A ética é algo que se tornou uma segunda natureza para algumas sociedades de modo que seus valores e princípios vão se assumindo de forma natural e sem criticas. É preciso tomar cuidado quando a vingança, pois ai é a uma das manipulações do termo e das normas sobre a ética. Em nosso país a uma espécie de um abuso da palavra, querendo fazer com que a mesma sirva para resolver tudo, porém temos que procurar a ética como os antigos filósofos a procuraram, como justiça de verdade.
Desenvolvimento
Por inúmeras vezes ouvimos dizer que o Estado Brasileiro age com impunidade em suas decisões, pois, as pessoas confundem justiça com vingança. Sendo que punir é vingar, só que não é vingar como ‘olho por olho, dente por dente’ dito por talião, se trata de uma vingança ética.
Ética da Vingança A vingança não busca nenhum tipo de acordo e nem reconciliação a busca da vingança é causar o mesmo ou um mal maior do que já foi causado. Nós por muitas vezes agindo apenas com a emoção nós vingamos, sendo que para um ser humano vingativo a vingança nunca é suficiente, sente se apenas um prazer momentâneo de ter cumprido com sua obrigação ou algo do tipo. Um bom exemplo de vingança que posso lhes apresentar aqui , é o filme Abril Despedaçado, com ele pode se ter uma boa noção da vingança no geral, o filme nos leva ao sertão antigo, onde havia muita briga por terras e muitas mortes também, porém, as mortes eram vingança de ser cobrado o sangue, o irmão mais velho