IP- POLARIZAÇÃO INDUZIDA
Efeito de Polarização do meio
Efeito causado por certos tipos de minerais em meios porosos que se polarizam, ou armazenam carga temporariamente. Quando a corrente é desligada, imediatamente ela tende a zero, todavia a voltagem tende a milissegundos.
Quando a corrente é desligada, imediatamente ela tende a zero, todavia a voltagem tende a milissegundos.
Menor é o fenômeno IP quando mais rápido a corrente decair (lembrar-se do desenho do gráfico do capacitor ddp em função do tempo)
Existem dificuldades quantitativas em IP espectral (várias frequências).
Aplicações
Principal aplicação da prospecção IP é na pesquisa de depósitos de minério disseminado (Depósitos de ouro associados a sulfetos)
Água subterrânea/geotermal
Desde a década de 90 há interesse no estudo ambiental com IP
As medidas de IP são feitas usando as mesmas configurações de eletrodos de eletrorresistividade, envolvendo 2 eletrodos de corrente, dois eletrodos de potenciais não polarizáveis.
Quando a corrente aplicada é desligada a voltagem entre os eletrodos de potencial tende a zero em um intervalo finito e mensurável, porque o solo armazena carga e atua como um capacitor.
Existem 4 tipos de medidas de IP
Domínio do tempo ou pulso transiente: técnicas de medida de sobrevoltagem com uma função do tempo.
Domínio da frequência: métodos que medem a resistividade aparente em duas ou mais frequências.
Domínio da fase: o atraso da fase entre a corrente aplicada e a voltagem medida é diagnostica da natureza da mineralização subterrânea.
IP Espectral: a fase e a amplitude são medidas em um intervalo de frequências.
Origem dos efeitos IP
Durante o tempo de fluxo original de corrente, presume-se que algum armazenamento de energia ocorre no material. Esta energia armazenada, provavelmente deve existir na forma mecânica, elétrica química. Entretanto, estudos de laboratório de IP estabeleceram que a energia química armazenada nas rochas é mais importante.
Para os autores