justiça 10º
O ser humano é um ser social que necessita do outro para se construir como pessoa. A convivência com os outros é não só uma realidade como um desafio. E o grande desafio da experiência em conjunto é a construção de uma sociedade organizada e justa. É aqui que entra a filosofia do direito e a filosofia política que, juntamente com a ética, tentam responder a questões como: como organizar a sociedade? O que é uma sociedade justa?
Se bem que haja uma tendência para associar a ética à esfera privada e o direito à esfera pública, a verdade é que ética e direito dizem respeito à nossa vida em sociedade. A ética é uma reflexão filosófica sobre os princípios universais onde deve assentar o nosso comportamento e o direito diz respeito às leis codificadas. Mas existe uma relação entre ética e direito. Encontramo-la na filosofia do direito já que esta é em parte uma ética aplicada a questões como a de saber quais as leis mais justas.
A ética também está intimamente relacionada com o direito na medida em que as leis que constituem o direito resultam de uma reflexão ética sobre o sentido de justiça da aplicação das mesmas em sociedade. É a ética que reflete sobre o direito, contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa no que diz respeito à lei. Estes dois conceitos relacionam-se também pelo facto do cumprimento dos códigos de leis apenas poderem ser cumpridos se houver sentido ético-moral por parte dos cidadãos.
A teoria da justiça de Rawls
O filósofo americano John Rawls representa uma das figuras centrais do pensamento filosófico e político do nosso tempo. Na sua obra Uma Teoria da Justiça, propõe uma nova conceção de justiça entendida como equidade.
Equidade: Defende que a equidade se segue da ideia de que todos os seres humanos devem ter os mesmos direitos e liberdades pelo facto de serem todos moralmente iguais e, ao mesmo tempo, da existência de um ajustamento entre essa igualdade e as liberdades individuais. Assim, uma sociedade