JUSTIFICATIVA3
2 JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido devido a sua complexidade, e porque a internação compulsória é um tema de bastante discussão nos dias atuais. Sendo esta medida muitas vezes usada para disfarçar, levando tais indivíduos ao isolamento da vida em sociedade.
E também, analisar a medida de internação compulsória aplicada aos dependentes químicos, buscando avaliar todos os motivos que ensejam sua aplicação pela visão jurídica e social, com base nos princípios constitucionais que tal instrumento visa proteger e aqueles que são mitigados na sua aplicação.
Este trabalho busca expor os aspectos históricos da internação do dependente químico. Trazendo informações relevantes que ajudarão na internação compulsória, bem como levantar questões sobre os princípios constitucionais que estão ligados internação, buscando solucionar os conflitos existentes ligados a dignidade da pessoa humana, o direito a vida, e a liberdade. Como também, se tal internação seria constitucional, levando em consideração seus procedimentos.
Pierre Lévy, filósofo francês defende os benefícios trazidos pela globalização e extensão dos meios de comunicação, em entrevista concedida à revista “administradores”, nos seguintes termos que: "Meu esforço é para mostrar como nós podemos explorar as novas possibilidades da comunicação a serviço da inteligência coletiva e do desenvolvimento humano".3
Com isso, fica exposto a capacidade de progresso com o advento dos meios de comunicação e o crescimento da sociedade ligados a esse meio.
Contudo, ainda nos dias atuais e mesmo com toda essa exposição a tecnologia, o tema exposto ainda levanta muitas dúvidas não somente diante do indivíduo que a ela submete-se como também toda a sociedade.
Por fim, conforme restara demonstrado, a aplicação da internação compulsória ao tratamento dos dependentes químicos, sendo este um problema de saúde pública, e é dever do Estado, assegurar todos os direitos fundamentais, principalmente os que dizem 8 respeito a