Energia solar
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – DCE
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOCENTE: KARLA DEMOLY
DISCENTE: GRAZIELA GURGEL DANTAS
ENERGIA SOLAR: desafios, descobertas recentes e perspectivas para o futuro.
Mossoró-RN
2011
SUMÁRIO
1 Introdução1 2 Objetivo2
3 Justificativa3
4 Metodologia4
5 Fundamentação Teórica5
6 Cronograma6
7 Referências 7
INTRODUÇÃO
O presente projeto analisa a energia solar enquanto uma das energias limpas, procurando compreender melhor as principais características dessa forma de energia, focalizando as maiores dificuldades de sua implementação em maior escala, como a comunidade científica está lidando com esse desafio e quais são as perspectivas para um futuro próximo. A pesquisa iniciará com uma abordagem geral do que vem a ser a energia solar e como pode ser captada atualmente. A seguir, discutirei sobre o porquê dessa forma de energia ainda não ser tão utilizada, quais as principais pesquisas que estão em andamento para reverter esse quadro e a importância do design ecológico para otimizar a sua aplicação dentro da sociedade. Finalmente, farei uma explanação sobre as descobertas mais empolgantes e as expectativas que elas geram para o avanço socioambiental.
OBJETIVO
Com o objetivo de elaborar um projeto mais específico sobre energia limpa, optei por abordar apenas uma das mais importantes no cenário atual: a energia solar.
Este projeto tem, portanto, o objetivo de esclarecer e estimular o conhecimento sobre a energia solar, informar sobre sua importância e sobre todos os benefícios que uma energia limpa e abundante como essa pode trazer à sociedade.
JUSTIFICATIVA
Segundo o economista Agostinho Rosa, a cada hora a Terra recebe mais energia da luz do Sol do que o planeta inteiro consome em um ano. Ainda assim, a energia solar fornece menos de 0,1% da eletricidade consumida no mundo. Portanto, movida pela indignação diante de