Just in time
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
JUST IN TIME (JIT)
CLAUDINEY ROGER TOLEDO
EDUARDO BOROWSKI
LUIZ HENRIQUE PAN
PATO BRANCO - PARANÁ
2012
CLAUDINEY ROGER TOLEDO
EDUARDO BOROWSKI
LUIZ HENRIQUE PAN
JUST IN TIME (JIT)
Trabalho apresentado como requisito para avaliação na Disciplina de Administração da Produção II do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Fadep de Pato Branco - Paraná.
ORIENTADOR: Prof° ALTEVIR PIVATTO JUNIOR
PATO BRANCO – PARANÁ
2012
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS 4
4. ESTOQUES NO JIT 4
5. SISTEMA KANBAN 4
6. COMPARATIVO COM O MRP 4
1. RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar o sistema de administração da produção JIT, conhecido como Just in Time, bem como sua filosofia. Divididos em tópicos para melhor compreensão, faremos uma breve introdução, seguida do histórico, o que é o sistema, quais são os seus fatores, bem como suas vantagens e desvantagens e conclusão. Ressaltando que não é objetivo deste esgotar o tema, mas dar uma visão ampla e rápida do que é o sistema e o que este preconiza.
Palavras chave – Eliminação de desperdício, qualidade, diminuição de estoque, componente certo, lugar certo, hora certa.
2. INTRODUÇÃO
De acordo com Gianesi e Corrêa (1993, p. 44) o Just in Time, JIT como é conhecido, surgiu no Japão, em meados da década de 70, sendo o centro de sua criação e desenvolvimento a Toyota Motor Company pelo sr. Taiichi Ono. Pode-se dizer que a técnica foi desenvolvida para combater o desperdício. Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerado um desperdício. Dessa forma, estoques que custam