Jogos teatrais
Este plano de aula foi elaborado para apresentar uma sequencia de três jogos teatrais que poderá ser realizada no ensino infantil para o grupo 6 que abrange crianças com idade de 5 a 6 anos, tendo uma duração de 15 minutos cada um em uma sala diferente da habitual. Os jogos teatrais aqui apresentados têm como alvo despertar o interesse da criança em participar de forma que explore seus instintos para a improvisação, desenvolvendo sua criatividade, amenizando a timidez, estimulando o raciocínio, o vocabulário e a atenção; ampliando a capacidade de observar o grupo, motivando-o à autonomia e o gosto pelo aprender. A descrição e as regras dos jogos serão feitas por partes, no inicio de cada jogo teatral. O importante é que, se a explicação da descrição não seja entendida por todos participantes, o jogo comece assim mesmo para que durante o “caminhar” da atividade os que não entenderam vão assimilando como funciona. E as orientações vão sendo dadas no inicio ou durante o decorrer dos jogos. A avaliação final deve ocorrer após os jogos através de perguntas aos que atuaram ou aos que assistiram e deve ser encarada de forma construtiva e jamais de forma julgadora para que o professor analise a ação individual ou coletiva. Essa avaliação final possibilita o professor conhecer melhor cada um de seus alunos e o grupo como um todo.
Jogo Um
O professor ou coordenador do grupo deverá iniciar uma estória dizendo que está passeando pela floresta e que avistou um animal “X”. Daí encosta a mão em algum aluno e ao tocá-lo a criança deverá imitar este animal através de gestos ou som que o animal produz. E assim sucessivamente. O aluno que acabou de imitar aquele bicho deverá tocar em outro aluno dizendo o nome de outro animal.
Jogo Dois
O grupo deverá sentar-se ao chão e o coordenador ou professor deve iniciar o jogo dizendo que estão ao redor de uma grande e imaginária mesa farta com almoço,